terça-feira, 24 de junho de 2014

Cade a Copa?

Ok, ok, vou falar de futebol! Morando no pais do futebol, na época da Copa das Copas, eu até que resisti bravamente por duas semanas! Deve ser porque eu moro no Cabral.
Para quem não mora em Curitiba eu explico: o Cabral fica na região norte da cidade e aqui não tem Copa. Não temos hotéis, não temos a Arena, não tem turista, não tem ônibus de seleção, não dá pra perceber nenhuma mudança no nosso pacato dia a dia. Nada, absolutamente nada acontece por aqui que nos faça lembrar que somos uma das cidades sedes do maior evento futebolístico do país. A Copa não conseguiu passar da praça Rui Barbosa, centro centralíssimo da cidade.
Mas isso não quer dizer que a Curitiba a não esteja aproveitando a Copa. Quem mora nos arredores da Arena da Baixada está tirando a barriga da miséria. Eles tem tudo, os sortudos. E tem a Pedreira Paulo Leminski, sede da Fun Fest, uma bolha de Copa numa região que fica longe da muvuca oficial.
Ontem, pra que meus filhos tivessem a dimensão do que é receber um evento desse porte. Tive que ir pegar a saída do jogo entre Espanha e Austrália. Fui passear de carro na região limítrofe ao permitido, pra ver a bagunça e o colorido da galera e dos turistas. Muito legal. Vimos milhares de pessoas fantasiadas, pintadas, num mar de camisetas amarelas da Seleção Canarinho dos locais e as dos simpáticos australianos. Milhares de bandeiras, bandanas, cornetas, perucas, cocares e camisas de todos os times possíveis e imaginários. Aquela alegria dos grupos de amigos, pais e filhos, todos com aquela cara de "eu fui". Adorei e morri de inveja. Queria ter a minha rua bloqueada no dia do jogo, queria ver da janela o zumzumzum da galera indo pro estádio. Queria tirar fotos do ônibus da Nigéria, queria tentar um autógrafo do Piqué no restaurante do lado de casa. Queria sentir esse frisson de participar do evento, viver o evento na pele, ou pelo menos no endereço. Mas, no Cabral não tem copa, fui geograficamente isolada da folia. Minha única salvação é tentar ir no último jogo aqui em Curitiba, quem sabe ainda consiga ingressos, estou tentando. Ai sim vou me sentir parte da galera, vou poder tirar minha selfie e me gabar no facebook!


Um comentário:

  1. Ilana

    Sou ex-professor e biólogo, mineiro, afastado das salas de aula por motivos de saúde. Reativei o Blog Plenitude para continuar, de certa forma, ensinando um pouco mais. Se puder, visite a página dedicada ao meio ambiente e ao ser humano.

    Felicidade em sua jornada.

    ResponderExcluir